
“O que move um artista é a possibilidade de juntar, com emoção, todas as expressões possíveis da sensibilidade”.
Assim, a cantora mineira Ana Cristina justifica o entusiasmo com o qual interpreta o roteiro do show Poemas Musicados, há mais de duas décadas presente em seu repertório.
Ana canta desde os treze anos de idade, quando já compunha e defendia suas canções em festivais de Itabira, sua terra, e de outras cidades do interior .
O convívio constante com a poesia de Drummond abriu as portas para o universo das letras e, por meio de sua obra , dos poetas que o influenciaram e que foram influenciados por ele, gerou um processo de pesquisa que durou anos.
A estruturação do show vai além de retratar apenas um poeta ou um período; foram observados estilos, épocas e autores diferentes, significativos que, de alguma forma, influenciaram ou foram influenciados por Drummond.
O critério principal: a capacidade de emocionar.
As canções, criadas por feras da nossa MPB, como Renato Russo, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Cazuza, entre outros. Uma diversidade de ritmos e intenções que conferem dinamismo ao espetáculo.












































E o que seria uma apresentação apenas, ou duas, em 1992, transformou-se em um projeto amplo e ousado, para os padrões da época, graças à enorme demanda, por parte da plateia e educadores, por mais material que apresentasse a poesia aos estudantes, às comunidades.
O show virou um projeto de disco, ainda no tempo do LP e do cassete, com vistas à doação para escolas públicas.
Que depois virou uma proposta de se levar, também aos educadores, formas de apresentarem aos seus alunos a riqueza poética, de forma divertida, leve, atrativa.
Que virou a determinação de se gravar o show em CD ao vivo, em 2002, com uma faixa interativa que acrescentava, às canções e poemas, informações valiosas para os professores, alunos e admiradores da poesia, como a biografia de cada poeta cantado.
Assim, em 2002, foi gravado o CD Poemas Musicados - Ao Vivo, com banda e quarteto de cordas.
Em 2003, finalizado, lançado e com 60% de sua tiragem distribuída gratuitamente a instituições de ensino e pesquisa, era dada a largada para mais uma grande missão.


